segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Profecia que Revela a Hora do Juízo


No nosso estudo anterior, vimos que a cerimónia da purificação do santuário terrestre era símbolo do juízo investigativo anterior à segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Apocalipse 14:6, 7 revela dois fatos:
a)      Que há uma hora determinada para o início do juízo no Céu, e
b)      que haveria na Terra aqueles que a anunciariam.
Os livros de Daniel e Apocalipse se complementam maravilhosamente. O primeiro deles tem uma impressionante profecia que diz quando ocorreria a purificação do santuário (juízo investigativo) e a restauração da verdade que havia sido lançada por terra pelo anticristo.
O Que Revelou Deus?
 1. Quando seria purificado o santuário?
Rª: “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” Daniel 8:12-14 (leia os 3 versos)
Nota: Um dia profético (ou uma tarde e uma semana) tem sido interpretado biblicamente como equivalente a um ano literal ou real; por exemplo: Ezequiel 4:6, 7 e Números 14:34. Esta linguagem é familiar na Bíblia (cf. Levítico 25:8).
 2. A partir de que data começariam a contar-se os 2.300 dias proféticos (anos)?
Rª: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” Daniel 9:25.
Nota: Esdras, capítulo 7, deixa documentado que o decreto de Artaxerxes foi no ano de 457 AC. As setenta semanas são a primeira parte da profecia dos 2.300 dias e predizem acontecimentos que ocorreriam na Terra. Por isso foram dadas, entre outras coisas, como um selo de garantia da validade da profecia (Daniel 9:24), a fim de dar-nos confiança na parte da profecia que se cumpriria no Céu, onde nossos olhos não podem ver. Ambos os períodos começam simultaneamente. Portanto, os 2.300 anos começaram no ano 457 AC e se estenderam até o ano de 1.844 AD. Nessa data seria purificado o santuário celestial e a verdade seria restaurada na Terra.
O Selo de Garantia que Deus Colocou na Profecia.
 3. Como podemos comprovar historicamente que o selo de garantia dos 2.300 dias (as 70 semanas) se cumpriu?
 
Rª: Daniel 9:23-27.
Nota: As letras que aparecem entre parênteses nas respostas: (a), (b), etc., coincidem com as mesmas

domingo, 28 de abril de 2013

Ao que está assentado sobre o Trono, e ao Cordeiro.

“E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.”
Apocalipse 5:13,14
O Cordeiro juntou-Se agora ao Pai no trono, algo visto por antecipação em Apocalipse 3:21. Este é o último de uma série de cinco hinos de Apocalipse 4 e 5.

1.      Em Apocalipse 4:8, os quatro animais cantam um cântico baseado no “Santo, santo, santo” de Isaías 6. Dirigem o seu hino para “Aquele que Se assenta no trono”, presumivelmente, o Pai.

2.      Em Apocalipse 4:11, os 24 anciãos louvam Deus pela Sua ação na criação.

3.      Em Apocalipse 5:9 e 10, os quatro animais e os 24 anciãos louvam, juntos, o Cordeiro pela Sua morte na cruz.

4.      Em Apocalipse 5:12, uma inumerável multidão de anjos junta-se a eles num coro de louvor ao Cordeiro.

5.      Por fim, no nosso texto acima, Aquele que Se senta no trono e o Cordeiro recebem, juntos, louvores, enquanto o Universo inteiro oferece uma única harmonia de louvor.

O último dos cinco hinos é o clímax. Os dois primeiros são cantados Àquele que Se senta no trono e têm o foco na Criação. Os dois hinos seguintes são cantados ao Cordeiro e falam da salvação. O quinto dos cinco hinos louva a ambos juntos. Portanto, temos uma progressão do Pai para Jesus e, por fim, para os dois juntos.

Também observamos um crescendo fantástico no tamanho dos grupos que cantam estes hinos. Os quatro animais apresentam o primeiro e os 24 anciãos juntam-se no cântico. No quarto hino, um enorme coro de anjos acompanha os quatro animais e os 24 anciãos. E, finalmente, toda a criatura do Universo inteiro proclama o quinto hino.

Toda a sequência de Apocalipse 4 e 5 se move para o grande climax em que o Cordeiro Se junta ao Pai no trono. A parte principal desta passagem é a exaltação do Cordeiro para um estatuto igual ao do Pai. É um estatuto que Ele tinha, claramente antes da cruz. Mas, depois da Sua morte, novos louvores declaram a glória de Jesus Cristo. O Seu poderoso sacrifício na cruz levanta aclamações no Céu para novos níveis nunca antes vistos. Deus nunca mais será louvado sem que seja mencionado que é o Cordeiro, o que Ele fez e por que razão é achada digno. A alegria e a integridade do Universo centram-se, agora, na dignidade do Cordeiro.
 
Senhor, hoje coloco Jesus no trono da minha vida. A minha decisão é obedecer-Lhe em tudo, pois Ele é digno.

MM, 2013, Publicadora SerVir

Jon Paulien

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Apocalipse -Visões e Profetas

No Apocalipse é-nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Também há referências a falsos profetas que fariam grandes sinais (Apocalipse 16:13, 14). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje, o qual está repleto de importantíssimas revelações.
O Método Escolhido por Deus para Comunicar com o Ser Humano
O livro de Apocalipse é um bom exemplo acerca da decisão de Deus de utilizar profetas para transmitir Suas mensagens aos seres humanos (veja Apocalipse 1:1, 4). Esse método divino não é novo, pois foi a forma que Deus usou para dar-nos toda a revelação bíblica. Por meio de profetas, Deus quer revelar-nos o futuro (Amós 3:7). Eles o podem fazer quando se deixam guiar pelo Espírito Santo:
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II São Pedro 1:21.
Nem todos os profetas escreveram partes da Bíblia. Pelo menos doze profetas verdadeiros, que não são autores da Bíblia, são nela mencionados. Um dos mais notáveis é São João Batista, a respeito de quem Jesus disse que não houve profeta maior que ele:
“Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” São Mateus 11:11.
Outro fato interessante é notar que Deus não faz discriminação de sexo quanto ao dom de profecia. Na Santa Bíblia se mencionam várias mulheres que exerceram a função profética. Por exemplo: Ana (São Lucas 2:36-38), Mina (Êxodo 15:20), Débora (Juízes 4:4), Hulda (II Reis 22:14) e as quatro filhas de Filipe:
“E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesareia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.” Atos 21:8, 9.
1.      De acordo com os planos de Deus para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim?
Rª: “28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” Joel 2:28-32 (ler: Atos 2:17-21).
Os Dons Espirituais
 2. A Bíblia diz que quando nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus "concedeu dons aos homens" (Efésios 4:8). Quais são alguns destes dons que Ele concedeu a Sua Igreja?
Rª: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4:1, 11.
Nota: Deus concede os dons do Espírito a fim de aperfeiçoar os santos, ou seja, a Igreja, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus ( Efésios 4:12, 13 ). Especialmente a respeito do dom de profecia, São Paulo diz que sua finalidade é edificar os crentes (I Coríntios 14:22). Jesus disse que a razão pela qual nos dá as profecias é para que creiamos (São João 13:19; 14:29).
3.Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas que Deus revela por meio de Seus profetas, o que o Apocalipse diz que Deus fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas profecias?
Rª: “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:19.
 4. Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina?
Rª: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7.
Nota: De acordo com o ensino do Novo Testamento, não faltaria à Igreja nenhum dos dons espirituais que Cristo concede ( I Coríntios 1:6, 7 ). Em diversas partes a Santa Bíblia assinala o remanescente fiel como a Igreja verdadeira.
 5. O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de profecia?
Rª – 1) “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
Rª – 2) “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10.
Nota: O dragão é Satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (a igreja) e o remanescente fiel, simbolizado pelos "restantes de sua descendência", ou seja, os fiéis do tempo do fim que guardam os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia.
Profetas Verdadeiros e Falsos.
 6. Conforme o ensino de Jesus Cristo, que grave perigo surgiria no tempo do fim?
Rª: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”  São Mateus 24:24.
Nota: A Bíblia previne contra os falsos profetas (I São João 4:1; São Mateus 7:15). Ao ler II Pedro 2:1, 2, vemos que esses falsos profetas introduziria ocultamente heresias destruidoras e exerceriam uma influência corruptora na Igreja. No contexto de Deuteronómio 18:9-12 e Apocalipse 22:15, estão incluídos na lista dos falsos profetas os adivinhos (que lêem a sorte), os astrólogos, encantadores, magos, os que consultam os mortos, os feiticeiros e exorcistas. Deus declara que são uma abominação os que praticam estas coisas.
 7. Como podemos saber se o que um profeta diz é verdade ou não?
Rª: “ Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?  À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:19, 20.
Nota: Os milagres em si mesmos não são prova de que o profeta seja inspirado por Deus. Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito, nos dias de Moisés, também fizeram milagres (Exo. 7:10-12,19-22). Satanás também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça como um piedoso anjo de luz (I Coríntios 11:13-15). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia com a Bíblia, ele é um impostor.
As Sagradas Escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem (Jeremias 28:9), ele não induz o povo à apostasia (Deuteronómio 13:1-3), declara o que Deus o inspira a dizer e não fala de si mesmo (Jeremias 14:14), fala guiado pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21), reconhece a encarnação de Jesus (I São João 4:1-3). 
 8. De que três formais Deus Se revela aos profetas?
Rª: “6 E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
"Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” Números 12:6-8.
Nota: Deus não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, xícara de café, astrologia, ou por meio de mortos. A Santa Bíblia descreve alguns aspectos físicos dos profetas enquanto estavam em visão. Por exemplo: perda de força física (Daniel 10:8), recebendo depois forças físicas sobrenaturais (Daniel 10:18, 19). Daniel ficou sem fôlego em suas narinas (Daniel 10:17), sem falar (Daniel 10:16) e inconsciente com respeito ao ambiente que o rodeava (Daniel 10:5-8). Tinham os olhos abertos durante a visão (Números 24:4).
O Dom Profético na Experiência Cristã de uma Pessoa.
 9. Que três conselhos dá o apóstolo São Paulo aos crentes?
Rª: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:20, 21.
a. “Não desprezeis profecias."
b. "Examinai."
c. "Retende  ."
 10. Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas?
 Rª: 1) “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7
Rª: 2) “E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” II Crónicas 20:20
A Minha Decisão - Sendo que Deus nos fala pelos profetas verdadeiros, cuja palavra é um "testemunho de Jesus", decido estudar com oração as coisas que eles nos escreveram e, mediante o poder de Jesus, respeitarei as suas instruções.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Diferença entre o Falso e o Verdadeiro Profeta



“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (I João 4:1.)
Profetas falsos – Tanto nos tempos do A.T. como nos do N.T., apareciam homens que pretendiam falar em nome de Deus, não tendo, contudo, autoridade para isso, pois não tinham recebido mensagem alguma do Senhor. – Isaías os apresenta como profetas ‘que ensinam mentiras’ (Is 9.15) – Jeremias queixava-se dos que ‘profetizam falsamente’ (Jr 5.31), e descrevia os seus perigosos conselhos (Jr 14.13 a 15). *veja também os 9.8 – Mq 3.5 – Sf 3.4 – Zc 13.3. – Jesus disse aos Seus discípulos que se acautelassem ‘dos falsos profetas’ (Mt 7.15 – 24.24). Os profetas a que se faz referência em 1 Rs 22.6 podem ter sido aqueles que dirigiam o culto a Baal (*veja também 1 Rs 18.40), ou os dos postes-ídolos (1 Rs 18.19) – ou então os do culto do bezerro, no tempo de Roboão. Eram esses, então, ministros, não da religião judaica, mas do paganismo.
O verdadeiro profeta:
Promove sempre a obediência à vontade de Deus.
Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses – deuses que nunca conhecestes – e sirvamo-los! Não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis. (Deuteronómio 13:1-4)
As suas profecias quando não condicionais, se cumprem sempre.
Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta. (Jeremias 28:9)
Falam de acordo com a Lei de Deus e o testemunho da bíblia.
Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos? A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. (Isaías 8:19, 20)
 
Os frutos da vida do profeta revelam suas credenciais divinas.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. (Mateus 7:15)
Enfatizam a Jesus Cristo.
Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. (I João 4:1-3)
Versículos bíblicos sobre falsos profetas
 ■Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. (Mateus 7:15)
 Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. (Mateus 24:11)
 ■Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Mateus 24:24)
 ■Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Marcos 13:22)
 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas. (Lucas 6:26)
 ■Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (II Pedro 2:1)
 ■Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. (I João 4:1)
 ■Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (I João 4:4)

terça-feira, 16 de abril de 2013

Uma Mulher Vestida de Sol


As Sagradas Escrituras representam, através de diversos símbolos, o remanescente fiel de Cristo. Um deles é a Sua esposa (Efésios 5:22, 23). Em Apocalipse 12, uma mulher virtuosa é símbolo da igreja pura, tal como é descrito em Efésios 5:25-27. Mas quando a Santa Bíblia fala da Igreja como instituição, o faz no singular. Porque assim como há um só Senhor, há uma só doutrina verdadeira (Efésios 4:5). Por isso é importante descobrir qual é a igreja verdadeira que tem essa doutrina, e que a respeita e prega. Naturalmente, todos reconhecemos que em cada igreja há pessoas boas e sinceras; Jesus também o sabia. O que chama a atenção nesta época de ecumenismo é descobrir que o Senhor não quer que essas almas sinceras permaneçam em igrejas equivocadas, mas sim propõe que saiam delas e se unam a Sua Igreja verdadeira (São João 10:16 e 17); a que, segundo Suas palavras, não seria a mais numerosa (São Lucas 12:32).
O Método Escolhido por Deus para se Comunicar com o Ser Humano.
1.      Que grande sinal celeste viu São João?
Rª: “E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.” Apocalipse 12:1.
Nota: A mulher pura representa a Igreja verdadeira. O Sol representa a Cristo (Salmo 84:11). A Lua, que reflete a luz do Sol, poderia ser o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento que refletia a obra de Jesus (Hebreus 9:9-12, 23, 24). Aqui estamos frente ao símbolo da Igreja antes e depois da cruz. As doze estrelas da coroa simbolizam os santos apóstolos de Cristo.
2.      Em certo momento da profecia, que acontece com a Igreja? Apocalipse 12:5.
Rª: “E deu à luz um filho homem que há-de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu Filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.”
Nota: O Messias estava prometido à Igreja desde os dias do Antigo Testamento. Por exemplo, foi escrito no século VII A.C.: "Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:6). No Salmo 2:7-9 é profetizado que haveria de reger as nações com vara de ferro, assim como é revelado em Apocalipse 19:13-16, que o fará no final.
O Grande Dragão Vermelho.
3.      A quem representa o dragão vermelho de Apocalipse 12?
Rª: O diabo. Apocalipse 12:7-9.
4.      Que tratou de fazer o dragão com o menino Jesus?
Rª: “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Apocalipse 12:4.
Nota: Satanás, que arrastou a terça parte das estrelas, ou anjos (Apocalipse 1:20), os quais converteu em demónios, usou a Herodes que governava por conta de Roma, para tentar matar a Jesus tão logo Ele nasceu em Belém (São Mateus 2:1-18). São José e a bem-aventurada virgem Maria foram avisados por um anjo e fugiram para o Egito, cumprindo as profecias do Antigo Testamento (Jeremias 31:15; Oseias 11:1). Satanás planejou destruir a Cristo e a Igreja cristã primitiva por meio de Roma pagã, dos Césares, pelo que este dragão também a representa como instrumento de Satanás. Ajudam-nos a entendê-lo assim, as 7 cabeças (Apocalipse 12:3) que representam os 7 montes (Apocalipse 17:9) onde estava edificada Roma, cidade das 7 colinas. Os 10 chifres (Apocalipse 12:3) são os 10 remos que surgiram da desintegração de Roma pagã (Daniel 7:24, 25), onde também nos diz que, depois do surgimento das nações europeias, apareceria o anticristo.
O Dragão Persegue a Igreja.
5.      Como Satanás não pôde destruir a Jesus enquanto esteve na Terra, que fez contra a Igreja?
Rª: “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.” Apocalipse 12:13.
6.      Que fez a Igreja quando começou a perseguição?
Rª: “E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apocalipse 12:6.
Nota: Assim como o mar representa multidões (Apocalipse 17:15), o deserto significa lugares despovoados e secretos. Os fiéis de Cristo não podiam se reunir publicamente porque os matavam. Se aplicarmos aos 1.260 dias proféticos o princípio de um dia por ano (Ezequiel 4:6, 7; Números 14:34), estamos frente a um período de 1.260 anos de perseguição que se localizam historicamente desde que entrou em vigência o Edito de Justiniano, no ano de 538, até o ano de 1798, quando por intervenção napoleónica caduca o código de Justiniano. Durante este período existiam muitas igrejas cristãs que funcionavam abertamente como organizações; não obstante, não podemos assinalá-las como verdadeiras porque Deus disse que durante esse período Sua verdadeira Igreja estava sendo mantida em segredo (Apocalipse 12:6, 14).
O Dragão Persegue o Remanescente Fiel.
7.      Quais são as características básicas do remanescente fiel que permanece como descendência da Igreja pura? Apocalipse 12:17.
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Ver: Apocalipse 19:10 em que repete uma carateristica do Remanescente Fiel e acrescenta uma terceira.
Texto. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”
Nota: Você nota que muitas igrejas guardam a maioria dos mandamentos. Mas aqui não diz "a maioria". Deus revela que aqueles que são da descendência da Igreja pura "Guardam os Mandamentos de Deus", ou seja, todos os mandamentos. Desde o momento que Jesus disse que não mudou, nem autorizou mudança alguma, nem sequer um "j" ou um “til” da lei enquanto houver céus e terra (São Mateus 5:17,18), e que, se O amamos devemos guardar os Seus mandamentos, assim como Ele nos deu o exemplo guardando os mandamentos do Pai (São João 14:15; 15:10), não poderíamos demonstrar que realmente temos a fé de Jesus se somos contrários à observância da lei, ou aceitamos a modificação de algum dos mandamentos. Jesus disse: "Por que Me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (São Lucas 6:46). E São João confirma: "Ora, sabemos que O conhecemos por isto: se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" (1ª São João 2:3, 4). Não podemos invocar o amor para desobedecer. "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos" (1ª São João 5:3).
Quando foi a última vez que leu serena e detidamente os Dez Mandamentos com o desejo de obedecer a tudo o que dizem? Estão em Êxodo 20:3-17.
É provável que descubra, pesaroso, que a maioria dos cristãos não está respeitando o segundo mandamento (Êxodo 20:4-6) eliminado da Lei que aparece nos catecismos. Ou, talvez, veja com pena que as igrejas não estão respeitando o dia de repouso que Deus santificou, o santo sábado (Êxodo 20:8-11). Mas, ao mesmo tempo, terá a comovedora emoção de descobrir qual é a Igreja verdadeira; esse remanescente fiel que resta na Igreja de Cristo. Não há como equivocar-se. O Apocalipse diz que são cristãos (têm a fé de Jesus) os que "guardam os mandamentos de Deus" (Apocalipse 14:12). Por isso é que Satanás desata intransigência e perseguição contra eles (Apocalipse 12:17).
8.      Qual é o segredo da vitória do remanescente que guarda os mandamentos de Deus e tem o dom de profecia?
Rª: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apocalipse 12:11.
A Identificação da Igreja de Deus.
 9. Resumindo o que foi investigado nos últimos estudos e neste, quais são as características principais da verdadeira Igreja de Cristo do tempo do fim (remanescente fiel)?
1. Surgiria como organização depois da era do deserto, ou seja, depois de 1798 (Apocalipse 12:6, 14).
2. Surgiria do movimento de 1844 (Daniel 8:12-14).
3. Surgiria como resultado do desapontamento de 1844 predito em Apocalipse 10, assim como a Igreja primitiva surgiu do desapontamento da cruz (Apocalipse 10).
4. Manteria as verdades apostólicas como estão na Bíblia porque teria a "fé de Jesus" (Apocalipse 14:12).
5. Guardaria os mandamentos de Deus, inclusive o quarto, que ordena repousar no sábado (Apocalipse 12:17; 14:12; Êxodo 20:3-17).
6. Teria o Espírito de Profecia (Apocalipse 12:17; 19:10).
7. Pregaria as três mensagens angélicas do tempo do fim (Apocalipse 14:6-12).
8. Seria um movimento mundial, pregando a toda nação, tribo, língua e povo (Apocalipse 10:11).
9. Ensinaria que a salvação é conseguida somente pela fé em Cristo Jesus, pois pregaria o Evangelho eterno (Apocalipse 14:6; 1:5).
Nota: Apesar do profundo respeito que merecem as pessoas sinceras que existem em todos os grupos religiosos, temos que reconhecer que a única Igreja que cumpre estes nove pontos básicos é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
 
 10. Qual é a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo e qual o conselho de São Pedro para aqueles que neste momento não são membros da Igreja verdadeira? São João 10:16; Atos 2:37, 38.
 
"Ainda tenho outras ovelhas, deste; a Mim Me convém ..."
"... e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados…"
"...O Deus de nossos pais de antemão te escolheu para conheceres a Sua vontade, ver o Justo e ouvir a voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome d´Ele." (Atos 22:14-16).
 
A MINHA DECISÃO - Meu Senhor Jesus: Se Tu estiveste disposto a deixar Teu lugar no Céu, a destra do Pai, para vir salvar-me, eu estou disposto a seguir-Te sob qualquer circunstância. Hoje decido ser parte de Teu remanescente fiel.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Besta do Apocalipse 13 - 666


Vimos em estudos anteriores que há uma luta entre Cristo e Satanás, e que este último tem os seus instrumentos através dos quais atua (Apocalipse 16:13, 14). Tomando em conta que São Paulo diz que os instrumentos do anticristo "se disfarçam como apóstolos de Cristo" e "como ministros de justiça" (II Coríntios 11:13-15), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o anticristo. Tão incrível que só o identificamos porque Deus tira o disfarce. Mas, se algumas destas descobertas nos são dolorosas, recordemos que o Senhor atua como cirurgião, que só fere para salvar. Por isso é que Jesus disse que as Suas profecias estão destinadas a dar-nos mais fé (São João 14:29).
O Anticristo seria um Personagem de Origem Cristã.
1. De acordo com as revelações de São Paulo, como se revelaria o anticristo, agindo com apostasia?
Rª: “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,  o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessalonicenses 2:3, 4.
Nota: Evidentemente a cristandade o teria em grande reverência e seria um centro da religião cristã. A profecia de Apocalipse 13 revela de quem se trata.
A Primeira Besta Simbólica do Apocalipse 13.
 2. Que detalhes da primeira besta simbólica nos permitem localizar geograficamente a sede da besta? 17:9.
Rª: “E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfémia.” Apocalipse 13:1; “Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.” Apocalipse 17:9
Nota: Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre Apocalipse 13:1, 2; 17:1, 3 informam que os 7 montes identificam a cidade de Roma.
 3. Que recebeu do dragão de Apocalipse 12 (Satanás e a Roma dos Césares) a besta de Apocalipse 13?
Rª: “E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.”
Apocalipse 13:2.
Nota: Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma dos Césares, tal como havia sido profetizado, e este é Roma papal.
O Poder Perseguidor e Blasfemo.
 4. Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel?
Rª: “E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfémias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. …E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.” Apocalipse 13:5,7. “E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apocalipse 12:6.
“ E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniquidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.” Ezequiel 4:6.
Nota: A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1.260 dias proféticos (1.260 anos literais) começaram no ano 538 quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à pena de morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1.260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.
 5. Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? Apocalipse 13:5, 6.

Rª: “E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfémias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.” Apocalipse 13:5 (v.6).

Nota: Há algumas "arrogâncias" do papado que para Deus são blasfémias. Por exemplo: sua pretensão de perdoar pecados. Depois da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, São Pedro deixou bem claro que ele (Pedro) não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição de Deus (Atos 8:20-23). Evidentemente conhecia o princípio bíblico de que só Deus tem poder de perdoar pecados e que, quem pretende fazê-lo, blasfema. (São Marcos 2:7) Outros exemplos: ao fazer-se chamar "Santo Pai" adoptou um nome que corresponde a Deus. Jesus: "A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu" (São Mateus 23:9). Proclama ser a cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é a cabeça do corpo da Igreja (Efésios 5:23). Também aceita homenagens que na Santa Bíblia é um ato de adoração que corresponde só a Deus. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. São Pedro proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Pedro) um mero ser humano (Atos 10:25, 26). Note que o santo anjo de Deus, apesar de ser superior a um santo apóstolo, proibiu a João que se ajoelhasse diante dele, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só corresponde praticar perante Deus (Apocalipse 19:10; 22:8, 9). Agora entendemos melhor o que quis dizer São Paulo quando escreveu na Santa Bíblia que "o homem da iniquidade, o filho da perdição,... a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus". (II Tessalonicenses 2:3, 4) Por isto é ele o anticristo (ANTICRISTO, quer dizer que se põe no lugar de Cristo, e também se opõe a Cristo).

 
 6. Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta?

Rª: “Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apocalipse 13:17, 18.

Nota: O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que 'os números romanos são letras (os números que usamos são arábicos, proveniente dos árabes). Um dos títulos exibidos pelos papas na sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que 666 é o número do seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666.
 
A Ferida de Morte.
 
 7. Que ocorreu com uma das cabeças (o Monte do Vaticano)? Apocalipse 13:3, 10.
Rª: “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” Apocalipse 13:3; “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.” Apocalipse 13:10.

Nota: No ano 1798, ao terminarem os 1.260 anos de poder perseguidor (538 + 1.260 = 1.798), o Berthier fez uma ferida mortal no papado. Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado dos cinco Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhe os poderes temporais. A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria dela. O papa Pio VI foi levado para o cativeiro (Apocalipse 13:10) e seus sucessores se autonomearam no cativeiro, negando-se a aparecer em público até que se lhes restituíssem os poderes temporais.
general napoleónico
 
 8. Que viu São João aconteceria com a ferida mortal e que faria a humanidade? Apocalipse 13:3.
Rª: “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.”

As "aparições" de Fátima contribuiram
decisivamente para a cura da "ferida". 
Nota: Em 1929 Benito Mussolini assinou a célebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas. Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do bloco comunista e mesmo das Nações Unidas.


Adoração à Besta.

 9. Quem são os que adorariam a besta?

Rª: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8.

Nota: Ao adorar a besta, também se adora o dragão, do qual é instrumento ( Apocalipse 13:4 ) e de quem recebe seu poder ( Apocalipse 13:2 ). Não estar inscrito no livro da vida, significa estar perdido. Por isso é que nosso Senhor Jesus Cristo disse que por cima de toda alegria deveríamos regozijar-nos porque nossos nomes estão escritos no Céu (São Lucas 10:20).

 10. Que solene advertência proclama a mensagem do terceiro anjo contra aqueles que adoram a besta ou a sua imagem?

Rª: "E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.”
Apocalipse 14:9-11.
Nota: Sendo que estamos no fim do tempo da graça, Deus proclama a mais solene admoestação a fim de que não participemos do culto à besta, e ao mesmo tempo adverte que aqueles que consentem em fazê-lo terão que defrontar terríveis consequências de peso eterno.
Como notamos, a besta tem um sinal ou marca, o qual será aplicado sobre os que se perdem. Em que consiste esta marca fatídica? Será o tema de nosso próximo estudo. Mas agora, veja o contraste entre os seguidores da besta e o fiel remanescente do Senhor que apresenta a última parte da mensagem do terceiro anjo: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12).
Tome a decisão de falar com o Senhor: Ajuda-me a cortar todo o laço com esse poder apóstata que o Espírito Santo tão bem ilustrou através de S. João sobre a besta do Apocalipse 13, e dá-me forças para fazer parte do Teu remanescente fiel, perseverando nele até que Jesus volte.

José Carlos Costa, pastor

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A marca da Besta e a União das Igrejas

O livro do Apocalipse difere das outras profecias bíblicas como as de Isaías, Jeremias, Ezequiel e as dos profetas menores, a mais comparável é a de Daniel).
Desde o começo (1:1) este livro apresenta-se como um apocalipse ou revelação, como um abrir do véu sobre os mistérios do futuro, que culminam com o triunfo de Jesus Cristo. Ainda que apocalipse seja na verdade profecias,

 

O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6-12), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que custar.


Outro fato que se torna claro no Apocalipse é que a humanidade se está a dividir rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e a sua imagem e os que receberão a marca de Deus "os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Deus o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna.


Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos a Deus pedindo a unção do Espírito Santo a fim de que se cumpram as promessas feitas por nosso Senhor Jesus: "Mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (São João 14:26). "Quando vier,... o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade" (São João 16:13). "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (São João 8:32). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (São João 8:36).

 

Em que Consiste a Marca da Besta?

Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, o selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estilo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto na profecia de Daniel 7, onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante "um tempo, dois tempos e metade dum tempo" (Daniel 7:25). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos (Apocalipse 12:4, 6; 11:2 e 3). Daniel fala do mesmo poder perseguidor que Apocalipse 13, e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.

 

1.      Qual é a marca de Deus, que seria aplicada na fronte do remanescente fiel?

Rª: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” Ezequiel 20:12 (cf. Apocalipse 7:2,3; 9:4; Isaías 8:16; Ezequiel 20: 20; Êxodo 31:13.)

 

Nota: Tendo em conta que Jesus disse que não mudou a lei e que não autoriza mudá-la (São Mateus 5:17, 18), e que o remanescente que receberia o selo de Deus seria obediente a Seus mandamentos (Apocalipse 14:12), fica claro que Deus não mudou o Seu sinal (o santo sábado). Ainda mais: no Apocalipse há uma séria advertência para os que alteram a Palavra de Deus (Provérbios 30:5, 6) e terríveis maldições de Deus para quem acrescente algo a Sua Palavra ou dela tire alguma coisa (Apocalipse 22:18,19).

 

2.      Qual seria a marca substitutiva da falsa autoridade do anticristo?

Rª: “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7:25.
Nota: Já vimos (voltaremos a estudar esse assunto) que a mudança do sábado para o domingo foi realizada contra a expressa vontade de Deus. A observância do domingo é uma marca da pseuda-autoridade de Roma. Outra alteração que o papado fez na lei de Deus foi tirar do catecismo o mandamento que proíbe adorar ou reverenciar as imagens (Êxodo 20:4-6). Durante a sexta trombeta, junto com uma série de graves pecados, é apresentada a adoração de imagens (Apocalipse 9:20, 21). Deus é muito claro em dizer que não aceita que O adorem por meio de imagens (Isaías 42:8). Por isso é que em Apocalipse 21:8 e 22:15 se diz que os idólatras não se salvarão. Deus é Espírito e só aceita uma adoração espiritual (João 4:23, 24).


A Outra Besta e a Imposição da Marca.


 3. Na época em que a primeira besta é levada a cativeiro, que outro símbolo profético nos apresenta o Apocalipse?

Rª: “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.” Apocalipse 13:10, 11.

 

Nota: Todas as características da segunda besta assinaladas na profecia cumprem-se nos Estados Unidos. Surgiram como nação em 1776 num território não habitado por outra nação civilizada (na profecia surge da terra e não do mar, o qual em Apocalipse 17:15 simboliza zonas densamente povoadas). No seu começo fala como cordeiro, belo símbolo de seus ideais de liberdade, porém chegará o momento em que a profecia diz que falaria como dragão.


 4. Que farão os Estados Unidos (nação protestante), que nos faz supor que quando a Terra se maravilhar após o papado haverá uma união das igrejas? Apocalipse 13:11-17.


“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.

E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada." Apocalipse 13:11,12.
“ E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas.

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:16,17

Nota: Os versículos 11-17 do capítulo 13 do Apocalipse nos ajudam a entender que os Estados Unidos tomariam a iniciativa de obrigar as pessoas a receber a marca da besta, repudiando suas atuais ideias de liberdade.

 

 5. O que a segunda besta ordenaria que os moradores da Terra fizessem?

Rª: “…E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:13, 14.

 

Nota: A primeira besta fazia com que a adorassem utilizando um sistema legislativo repressivo pelo qual o governo civil perseguia e até matava os dissidentes. Aqui se diz que será feita uma imagem ou cópia, ou seja, um sistema legislativo ou leis repressivas semelhantes para conseguir os mesmos resultados obtidos durante a época da inquisição. A imagem à primeira besta se formará quando o Estado e a Igreja se unirem para impor um dia oficial dc culto.

 

 6. Onde será posta a marca da besta? Apocalipse 13:15-17.

R: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas.” Apocalipse 13:16

Nota: A testa representa a mente, com a qual servimos a Deus (Romanos 7:25). A mão é símbolo de trabalho (Eclesiastes 9:10). Os que aceitam o domingo intelectualmente receberão o sinal em sua mente, aqueles que trabalharem no sábado para não serem boicotados ou mortos, receberão o sinal em sua mão. A marca será imposta quando se decretar uma lei proibindo comprar ou vender àqueles que não tiverem a marca da besta. É lógico que quem viola o sábado na atualidade é culpado de violar a santa lei de Deus e, portanto, está em pecado (I João 3:4). Aqueles que conscientemente aceitam a substituição do sábado pelo domingo se encontram em rebelião contra a lei divina, com a mesma responsabilidade que terão aqueles que receberem a marca da besta na crise final que precede o retorno de Cristo.
 7. De acordo com a mensagem do terceiro anjo, que terrível advertência faz Deus àqueles que receberem a marca em sua fronte ou em sua mão? Apocalipse 14:8-11.

Rª: “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:10


Os que tem a Fé em Jesus.

 8. Como expressarão a fé em Jesus os integrantes do remanescente fiel? Apocalipse 14:12; Atos 5:29.

Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

 

Nota: Através de Apocalipse 9:4 sabemos que durante a quinta trombeta é dada a ordem de proteger os que têm o selo de Deus em sua fronte, o que mostra Deus atuando em favor de Seu remanescente fiel e cumprindo Sua promessa do Salmo 119:165 : "Grande paz têm os que amam a Tua lei; para eles não há tropeço."

 

 9. Quem se levantará em defesa do remanescente fiel durante a tremenda angústia derivada da perseguição que haverá? Daniel 12:1.

Rª: “E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

 

Nota: Miguel, que significa "Quem é como Deus?", é um dos nomes de Cristo. Em Judas 9 Miguel aparece como o Arcanjo (chefe dos anjos). Jesus usa o nome de Miguel só quando aparece para enfrentar decididamente a Satanás, o qual queria ser como Deus (Isaías 14:14). Encontramos um exemplo disto em Apocalipse 12:7. Nos versículos citados nesta pergunta (Daniel 12:1, 2) se menciona a ressurreição que ocorrerá quando Jesus voltar para os Seus (João 5:28, 29; I Tessalonicenses 4:16 ). Jesus mesmo Se levantará em favor de Seu povo e os libertará.

 

 10. Que prometeu nosso Senhor Jesus Cristo a todos aqueles que O seguirem sob qualquer circunstância?

Rª: “NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for (Ele foi), e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3.

 

Nota: Deus deseja que todos nos salvemos ( I Timóteo 2:3, 4 ) e Satanás quer desesperadamente que nos percamos. Expressamos nossa decisão por meio da obediência. A Santa Bíblia ensina que somos escravos daquele a quem obedecemos, "seja do pecado, para a morte, ou da obediência, para a justiça" (Romanos 6:16). Nisto não existe neutralidade. Jesus disse claramente: "Quem não é por Mim, é contra Mim; e quem comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12:30). Mas não se esqueça de que, assim como todas as promessas do Apocalipse são para os vencedores, em João 14:1-3 o Senhor Jesus promete uma morada celestial para os fiéis.

 
A minha decisão - Senhor Jesus toma a minha vida, ela é Tua; intercede por mio ante o Pai. Guarda-me durante o tempo de angústia e dá-me a vida eterna quando voltares para biscar o Teu povo.

 

José Carlos Costa, pastor