No nosso estudo anterior, vimos que a cerimónia da
purificação do santuário terrestre era símbolo do juízo investigativo anterior
à segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Apocalipse 14:6, 7 revela dois
fatos:
a)
Que há uma hora determinada para o início do juízo no
Céu, e
b)
que haveria na Terra aqueles que a anunciariam.
Os livros de Daniel e Apocalipse se complementam
maravilhosamente. O primeiro deles tem uma impressionante profecia que diz
quando ocorreria a purificação do santuário (juízo investigativo) e a
restauração da verdade que havia sido lançada por terra pelo anticristo.
O Que Revelou Deus?
1. Quando seria
purificado o santuário?
Rª: “E ele me disse: Até duas mil
e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.”
Daniel 8:12-14 (leia os 3 versos)
Nota: Um dia
profético (ou uma tarde e uma semana) tem sido interpretado biblicamente como
equivalente a um ano literal ou real; por exemplo: Ezequiel 4:6, 7 e Números
14:34. Esta linguagem é familiar na Bíblia (cf. Levítico 25:8).
2. A partir de que
data começariam a contar-se os 2.300 dias proféticos (anos)?
Rª: “Sabe e entende: desde a saída da
ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao
Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e
o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” Daniel 9:25.
Nota: Esdras,
capítulo 7, deixa documentado que o decreto de Artaxerxes foi no ano de 457 AC.
As setenta semanas são a primeira parte da profecia dos 2.300 dias e predizem
acontecimentos que ocorreriam na Terra. Por isso foram dadas, entre outras
coisas, como um selo de garantia da validade da profecia (Daniel 9:24), a fim
de dar-nos confiança na parte da profecia que se cumpriria no Céu, onde nossos
olhos não podem ver. Ambos os períodos começam simultaneamente. Portanto, os
2.300 anos começaram no ano 457 AC e se estenderam até o ano de 1.844 AD. Nessa
data seria purificado o santuário celestial e a verdade seria restaurada na
Terra.
O Selo de Garantia
que Deus Colocou na Profecia.
3. Como podemos
comprovar historicamente que o selo de garantia dos 2.300 dias (as 70 semanas)
se cumpriu?
Rª: Daniel 9:23-27.
Nota: As letras
que aparecem entre parênteses nas respostas: (a), (b), etc., coincidem com as
mesmas letras que estão no diagrama seguinte, e o ajudarão a encontrar mais
facilmente os acontecimentos mencionados.
As 70 semanas começam junto com os 2.300 dias no ano 457 AC
(a) com o decreto de Artaxerxes. Ao se cumprirem as 7 semanas de anos iniciais
do período de 70 semanas, seriam reconstruídas as praças e os muros de
Jerusalém. (b) Isto ocorreu no ano 408 AC. A partir desta data haveria outras
62 semanas de anos (mais 434 anos) até que Se manifestasse o Messias (Daniel
9:24, última parte, 25). Isto nos leva até o ano 27 AD (c) que é o 15º ano de
Tibério César e o 780º de Roma. Nesse ano Jesus foi batizado no Jordão, ungido
pelo Espírito Santo, e começou Seu ministério público como o Messias (que quer
dizer ungido). (São Lucas 3:1-3, 21,22; Atos 10:37, 38.) A partir do batismo de
Jesus, resta uma semana de anos das 70. Nela se tiraria a vida do Messias (Daniel
9:26). Esta morte redentora que estabeleceria "firme aliança com muitos",
e que acabaria com os sacrifícios que eram símbolos do sacrifício de Jesus,
ocorreria na metade da semana de anos (d) (Daniel 9:27), ou seja, três anos e
meio depois do batismo. E isto foi exatamente o que ocorreu no ano 31 AD. No
ano 34 (e) terminaria o tempo separado especialmente para os judeus (Daniel 9:24).
Durante o cumprimento das 70 semanas Jesus havia enviado Seus discípulos
"às ovelhas perdidas da casa de Israel" (São Mateus 10:5), mas
profetizou que este privilégio passaria aos gentios, isto é, aos não-judeus (São
Mateus 10:5, 6). Por isso, depois do ano 34 São Paulo prega que havia chegado o
tempo de voltar-se para os gentios (Atos 13:46). "E o povo de um príncipe,
que há-de vir" (os romanos) destruiria Jerusalém e seu santuário; isto se
cumpriu com Tito, general romano, na guerra de 70 AD. As 70 semanas se
cumpriram minuciosamente, colocando assim seu selo de autenticidade sobre o
resto da profecia, que se cumpriria no Céu, mais distante de nossos olhos: o
início do juízo investigativo em 1844 (f).
A Profecia Fala do
Santuário que João viu no Céu.
4. Que certeza temos
de que o santuário que seria purificado em 1844 é o santuário celestial?
Rª: São Mateus 27:50; Hebreus 9:23, 24; Apocalipse 11:19.
A validade do santuário terrestre terminou com a morte de
Cristo na cruz. São Mateus 27:51 diz que nesse momento " E eis que o véu
do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se
as pedras." (isto foi no ano 31 AD).
Nota: A taça da paciência de Deus com a nação judaica foi
derramada ao se finalizarem as 70 semanas (no ano 34 AD, Daniel 9:24, 27). Esse
templo seria destruído pelos romanos (Daniel 9:26).
Considerando que a purificação do santuário seria em 1844,
fica claro que nesta ocasião já não teria vigência o santuário terrestre. Por
isso é que São Paulo diz em Hebreus 9:23, 24:
"... Porque Cristo
entrou em santuário do
verdadeiro, porém , para comparecer,
agora, por nós, diante de Deus." Recordemos que na segunda parte de
Apocalipse 11, onde se relatam acontecimentos que precedem a segunda vinda de
Cristo (tempo do juízo investigativo), São João diz (Apocalipse 11:19): "
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu
templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva."
Nota: “no seu templo”…lugar santíssimo.
Recordemos que somente no dia da purificação do santuário
(símbolo do juízo investigativo) o sumo sacerdote entrava no santíssimo.
Evidentemente ali entrou Jesus em 1844.
5. Como ficariam
alguns aspectos proféticos do livro de Daniel até que chegasse o tempo do fim?
Rª: “E tu, Daniel, encerra estas
palavras e sela este livro, até ao fim do tempo;
muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.”
Daniel 12:4.
Nota: Próximo ao ano em que começaria o juízo investigativo
muitos estudiosos da Bíblia descobriram a data, mas devido às tradições
teológicas dos seus dias, pensaram que a purificação do santuário era o
regresso de Jesus à Terra. Por isso experimentaram o desapontamento de 1844. O
mais surpreendente neste assunto é descobrir que há uma profecia no Apocalipse
na qual se revela que Deus os conduziu ao desapontamento com um propósito muito
especial.
A Profecia acerca do
Desapontamento
6. Em Daniel 12 se
ordenou selar a profecia "até o tempo do fim". Como aparece no tempo
do fim o livrinho profético que estava na mão do anjo, e que ordem foi dada a
João?
Rª: v. 9 “E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E
ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca
será doce como mel.” Apocalipse 10:1, 2, 8, 9.
Que tomasse o livro profético e o comesse. …”tua boca seria como o
mel, mas ao seu estômago”
(desapontamento).
Nota: Depois da
descrição de uma solene cena de juramento em que se assinala que no tempo do
fim se cumpriria o mistério da salvação de Deus (Apocalipse 10:3-7), diz-se ao
apóstolo São João, representando os crentes, que entre na cena profética. Aqui
não diz que o remanescente fiel, representado por São João, estivesse fazendo
algo indevido. Foi Deus quem lhe ordenou fazê-lo e Ele o fez por uma importante
razão que veremos neste estudo.
7. Que declaração da
profecia indica que o remanescente fiel realmente haveria de passar pela
experiência do desapontamento?
Rª: Apocalipse 10:10. "... E o, e na minha boca era
como mel; quando, porém, o comi, o meu ficou."
Nota: A ideia de que Jesus haveria de voltar em 1844 lhes
foi doce como o mel. Mas o desapontamento foi intensamente amargo. Este não
ocorreu por falta de revelação, visto que a Santa Bíblia dizia que Jesus não é
sacerdote do santuário da Terra, mas do celestial (Hebreus 8:1, 2, 4, 5; 9:23, 24).
8. Há antecedentes
bíblicos de algum outro desapontamento?
Rª: São Lucas 24:13-35, 44-48 (os discípulos de Emaús,
depois da morte de Jesus desiludidos voltaram para a sua terra, para casa).
Sim. O desapontamento da cruz. Embora Jesus lhes tivesse
dito que morreria, eles não entenderam por que esperavam que Se manifestasse
com o poder que bá de revelar em Sua segunda vinda. Por isso, na hora da
crucifixão experimentaram um amargo desapontamento que desanimou aos insinceros
mas levou os crentes honestos a uma atitude de estudo e investigação. Há vários
paralelos significativos entre a experiência dos discípulos e dos que sofreram
o desapontamento de 1844. Os crentes que ficaram como remanescentes do
desapontamento da cruz experimentaram um angustioso desapontamento que os
deixou fora de sua congregação judia,
Jesus lhes abriu o entendimento para que compreendessem o
que estava escrito (São Lucas 22:44, 45). Jesus vai ao encontros dos discípulos
inicialmente, eles não O reconhecem. Que acontece quando o Senhor abençoou o
pão?
Produziu-se um redescobrimento de verdades bíblicas lançadas
por terra pelas tradições (São Lucas 24:25-27),
Receberam a ordem de pregar o que descobriram por revelação
nas Sagradas Escrituras (São Lucas 24:45-48).
9. Que devia fazer o remanescente fiel que surgiria do
desapontamento de 1844?
Rª: “E ele disse-me: Importa que profetizes
outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apocalipse
10:11.
Nota: Assim como os apóstolos amavam a sua Igreja judaica e
não pensavam deixá-la, os que passaram pelo desapontamento não tinham intenção
de formar uma nova Igreja. As suas congregações, porém, tinham muitos erros
doutrinários introduzidos pelo anticristo durante a Idade Média, e necessitavam
do conhecimento de algumas verdades bíblicas essenciais. Além disso, muitos
insinceros se uniram ao movimento por temor do juízo que viria, convertendo-se
em pesado lastro. Assim, não poderiam pregar o Evangelho eterno de maneira pura
e completa. Por isso Deus usou o estranho método que já havia utilizado com
bons resultados na hora da Cruz:
Permitiu que experimentassem o desapontamento.
Assim foram expulsos das suas diversas congregações, e ao se
encontrarem fora, formaram tacitamente uma nova congregação, com um denominador
comum: investigação sincera e ardente da santa Bíblia
em busca de luz e resposta celestiais, e as receberam.
Redescobriram as verdades lançadas por terra.
Estiveram em condições de cumprir a ordem de pregar (como o
fizera a Igreja primitiva) a todo o mundo, e o estão fazendo, em obediência à
ordem divina expressa na profecia.
10. Que mensagem definida devia pregar o remanescente fiel?
Rª: Apocalipse 14:6-12. (leia por favor essa passagem
bíblica)
Nota: Os
adventistas do sétimo dia têm a seu favor o fato de ser o único movimento
religioso surgido na hora profética (1844), de acordo com o padrão profético do
desapontamento predito em Apocalipse 10 e com a restauração das verdades
bíblicas que haviam sido lançadas por terra pelo anticristo. Por isso não têm
dúvidas quanto a sua identidade como remanescente fiel que espera o retorno de
Jesus.
A MINHA DECISÃO - Sendo que o meu nome será considerado no
juízo final, rogo a Jesus, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com
os méritos do seu sangue e que me ajude a ser fiel súdito do seu novo reino.
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